fevereiro 2, 2017 godes 0Comment

O mix de sentimentos que se formam ao final de uma união tem a ver com as perdas que extrapolam a união entre um homem e uma mulher.

“Quando você se separa, não é só a mulher que você perde. Você perde tudo, seu cantinho, sua casa, sua família, seu círculo de convívio. Fiquei totalmente desnorteado. Nos primeiros meses, perdi oito quilos”, conta o empresário D. J. P., 60, de São Paulo, foi casado por 20 anos.

No Godes, Jacy busca resgatar a autoestima que ficou para trás ao longo do processo de separação e também a individualidade que às vezes fica em segundo plano. “Muitas pessoas acabam voltando a fazer algo que deixaram de lado em nome do casamento: tocar violão, fazer caminhadas ou aula de dança”. O próprio convívio com outras realidades traz essas novas perspectivas aos frequentadores.

Ela também ressalta a importância de se olhar a situação pelo outro lado. “As pessoas falam em fracasso, mas, geralmente, viveram muitos momentos bons com o seu parceiro. Então, por que o fracasso?”, afirma, acrescentando que assumir a separação é um ato de coragem. “Tem muitos casais que colocam uma venda nos olhos. Por isso, a separação não é para qualquer um, é um ato de coragem, de ousadia, de querer ser feliz, se resgatar”.

Conheça o trabalho do GODES de orientação de casais em crise e de pessoas separadas.