História
A dor de uma separação conjugal está entre os principais fatores de stress emocional.
É preciso parar, refletir e tomar as necessárias providências. Mais do que uma simples separação de corpos, a separação conjugal pode instaurar uma guerra de amor e ódio, criando uma situação na qual serão vividos, com grande intensidade, sentimentos contraditórios e imprevisíveis…
A hostilidade e a agressividade podem chegar a extremos e explodirem em reações irracionais. Briga-se por filhos, pensão, num clima de forte chantagem emocional e sentimentos de culpa. Nesta guerra não existem vencedores; ambos saem mutilados.
Existe em São Paulo, desde 1985, o GODES – GRUPO DE ORIENTAÇÃO PARA DESCASADOS, formado por psicólogos com experiência terapêutica em relacionamentos de casais.
O GODES surgiu com a proposta de orientar pessoas que se encontram psicologicamente enfraquecidas, com sentimentos de culpa, fracasso, auto-estima rebaixada, desmotivadas e em crise depressiva.
O GODES trabalha especificamente com pessoas que passaram ou que estão passando pelo difícil processo da perda, da separação.